Uma tragédia chocou o bairro de Namicopo, onde uma adolescente de 16 anos perdeu a vida após ser espancada pelos próprios tios.
Segundo informações obtidas, o incidente teve origem quando a jovem, que frequentava a 9ª classe na Escola Secundária Marcelino dos Santos, desapareceu de casa por duas semanas, sem dar explicações à mãe.
Ao perceber o desaparecimento da filha, cuja identidade não foi divulgada, a mãe procurou ajuda junto dos seus familiares. Algum tempo depois, a adolescente reapareceu e encontrou os seus irmãos, tios e outros familiares preocupados com a sua ausência.
Os tios da jovem decidiram levá-la para dentro de casa, trancaram a porta e, utilizando instrumentos contundentes, agrediram-na de forma tão violenta que, durante o transporte para o hospital, acabou por sucumbir aos ferimentos e perder a vida.
César Pereira, secretário do bairro, revelou que tanto os tios maternos como os paternos optaram pela violência em vez do diálogo para aconselhar a adolescente a evitar saídas sem aviso prévio.
Os vizinhos tentaram intervir para dissuadir os agressores, mas a fúria destes era tão intensa que não conseguiram conter a violência. Os responsáveis pelo crime estão atualmente em fuga, mas as autoridades policiais estão empenhadas em capturá-los.
A porta-voz da Polícia de República de Moçambique (PRM) em Nampula, Rosa Chaúque, informou que a mãe da vítima encontra-se detida para investigação. Ela apelou às famílias para privilegiarem o diálogo na resolução de conflitos e educarem os seus filhos sem recorrer à violência.