Internacional EUA aplicam sanções ao PR do Zimbabwe e altos funcionários por corrupção...

EUA aplicam sanções ao PR do Zimbabwe e altos funcionários por corrupção e violações dos direitos humanos

Os Estados Unidos da América (EUA) impuseram sanções económicas a 11 altos responsáveis zimbabweanos, incluindo o Presidente Emmerson Mnangagwa, e três entidades do país, por alegada corrupção e violações dos Direitos Humanos.

As sanções foram aplicadas pelo Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA.

Além do Presidente Mnangagwa, foram alvo das sanções a sua esposa, Auxillia Mnangagwa, o vice-presidente Constantino Chiwenga e o general brigadeiro na reserva Walter Tapfumaneyi. As acusações contra Mnangagwa incluem proteção a contrabandistas de ouro e diamantes, facilitação da venda de recursos minerais em mercados ilegais e aceitação de subornos.

O Presidente norte-americano Joe Biden assinou uma ordem executiva que encerra a emergência nacional no Zimbabwe e revoga as sanções específicas contra o país, que estavam em vigor desde 2003. Essas sanções foram aplicadas no âmbito de uma lei que permite aos EUA impor punições a indivíduos estrangeiros suspeitos de violações dos Direitos Humanos.

O subsecretário do Tesouro, Wally Adeyemo, afirmou que as alterações ao regime de sanções visam direcionar os esforços contra a “rede criminosa” de funcionários públicos e empresários associados a Mnangagwa, responsáveis por corrupção e violações dos Direitos Humanos no Zimbabwe. Ele ressaltou que as sanções não têm como alvo o povo do Zimbabwe, mas sim indivíduos específicos ligados a atividades ilícitas e violações dos direitos fundamentais.

Recomendado para si:  Ministério Público Militar pede expulsão de Jair Bolsonaro das Forças Armadas

Destaques da semana