Destaque Banco sul-africano suspende acesso às contas do ex-presidente Jacob Zuma

Banco sul-africano suspende acesso às contas do ex-presidente Jacob Zuma

Um dos principais bancos da África do Sul, o First National Bank (FNB), acatou uma ordem judicial para suspender o acesso do ex-Presidente Jacob Zuma às suas contas na instituição bancária.

O FNB esclareceu que a suspensão não significa o encerramento das contas, mas sim a suspensão dos pagamentos, enquanto destacou que os depósitos não serão afetados.

A decisão judicial, emitida pelo Tribunal Superior de KwaZulu-Natal, está relacionada com o colapso do VBS Mutual Bank, onde os liquidatários buscam recuperar fundos alegadamente devidos por Zuma no âmbito de um empréstimo milionário.

Segundo relatos da imprensa sul-africana, Jacob Zuma terá recebido um empréstimo do VBS no valor de 7,8 milhões de rands (equivalente a 381,528.22 euros) em sua conta no FNB.

A investigação das autoridades sul-africanas sobre a fraude de dois mil milhões de rands (97,9 milhões de euros), que levou ao colapso do banco VBS em 2018, resultou na detenção de pelo menos 32 pessoas. Este escândalo envolveu funcionários do banco, ex-funcionários municipais, membros do partido ANC no poder e líderes do partido de oposição Combatentes da Liberdade Económica (EFF), de esquerda radical.

Recomendado para si:  Risco de colapso de torre obriga à interrupção de energia em Cabo Delgado

O VBS Mutual Bank foi fundado em 1982 pela administração do antigo bantustão Venda, um território segregado para negros durante o regime do ‘apartheid’, localizado no nordeste do país, agora parte da província de Limpopo.

Destaques da semana