Nacional Presidente de Moçambique desafia LAM a abrir mais rotas internacionais

Presidente de Moçambique desafia LAM a abrir mais rotas internacionais

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, desafiou a companhia aérea nacional, Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), a abrir mais rotas internacionais.

Nyusi lançou o desafio durante uma visita de trabalho a Lisboa, Portugal, onde se encontrou com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente moçambicano disse que a abertura de mais rotas poderia ajudar a LAM a rentabilizar e tornar mais sustentável a empresa.

“Estão instruídos o Ministério dos Transportes e Comunicações, e através das Linhas Aéreas de Moçambique, para trabalharem no sentido de fazer mais, e evoluir as rotas”, disse Nyusi.

“Ficou claro que a capacidade humana temos, capacidade de organização, de imaginação”, acrescentou.

Nyusi elogiou a LAM pelo facto de além de desempenhar um papel fulcral no crescimento da economia moçambicana, ter pilotos empenhados e experientes em manejar voos, mesmo em situações adversas.

A LAM reabriu a rota Maputo-Lisboa em meados de dezembro de 2023, com três voos regulares por semana.

A empresa está a tentar recuperar de uma crise financeira que a levou a suspender voos internacionais em 2020.

O Presidente Nyusi está a realizar uma visita de trabalho de três dias a Itália, a partir de hoje.

Em Roma, vai participar na Cimeira Itália–África, que terá lugar segunda-feira, sob o lema, “Itália-África: Uma Ponte para o Crescimento Comum”.

A abertura de novas rotas internacionais pela LAM poderia ter um impacto positivo significativo na economia moçambicana.

As novas rotas poderiam aumentar o fluxo de turistas e investidores para o país, o que poderia impulsionar o crescimento económico.

As novas rotas também poderiam facilitar o comércio internacional, o que poderia beneficiar as empresas moçambicanas.

No entanto, a abertura de novas rotas também representa um desafio para a LAM.

A empresa terá de investir em novos aviões e equipamentos para operar as novas rotas.

A empresa também terá de desenvolver estratégias de marketing para promover as novas rotas.

A LAM terá de demonstrar que é capaz de operar as novas rotas de forma rentável.