O Presidente da República, Filipe Nyusi, já se encontra na Índia para participar na décima Cimeira Global de Gujarat, edição 2024.
O Chefe de Estado moçambicano aterrou no Aeroporto internacional de Ahmedabad na manhã desta terça-feira, por volta das 8.30 horas locais, 05 horas de Moçambique.
Para hoje, o Presidente da República tem agendado vários encontros entre os quais com o ministro do estado de Gujarat e com o Secretário indiano de petróleo e gás.
A visita do Presidente Nyusi à Índia visa, entre outros propósitos, estreitar as relações comerciais entre os dois países. O ponto mais alto da visita será marcado por um encontro com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e por um discurso do Presidente Nyusi no principal pódio da Cimeira de Gujarat.
Actualmente, os investimentos indianos em Moçambique estão avaliados em cerca de 10 mil milhões de dólares, o que representa cerca de 25% do total de investimentos da Índia em África.
O especialista em política internacional e comentarista da Rádio Moçambique, Hilário Chacate, entende que a Cimeira de Gujarat pode abrir novas perspectivas de investimento indiano para o mercado moçambicano.
As exportações de Moçambique para a Índia continuam a aumentar e actualmente, ultrapassam os 930 milhões de dólares por ano.
Figuram entre os principais produtos de exportação de Moçambique para o mercado indiano, o carvão de coque, leguminosas, castanha de caju e matérias-primas.