O veterano político Joseph Boakai toma posse hoje como Presidente da Libéria, após uma vitória apertada nas eleições presidenciais de novembro passado.
Boakai, de 78 anos, venceu com 50,64% dos votos, contra 49,36% do atual Presidente, George Weah. A diferença de apenas 20.567 votos num universo de pouco mais de 1,6 milhões de eleitores foi a menor da história da Libéria.
As eleições presidenciais, e legislativas, foram o primeiro ato eleitoral realizado sem a presença da missão da ONU (2003-2018), criada para garantir a paz após as guerras civis que causaram mais de 250 mil mortos entre 1989 e 2003.
Os confrontos durante a campanha causaram várias mortes antes da primeira volta, realizada em 10 de outubro, e fizeram temer a violência pós-eleitoral.
Na sua posse, Boakai prometeu trabalhar para a união e a reconciliação do país. Ele também disse que se concentrará em melhorar a economia e a educação.
Boakai é um político experiente que serviu como vice-presidente da Libéria sob o comando de Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher a ser eleita chefe de Estado de um país africano.
Ele é visto como um candidato moderado que pode unir o país após um período de turbulência política.