Internacional Suprema Corte do Colorado proíbe Trump de disputar presidência nas primárias do...

Suprema Corte do Colorado proíbe Trump de disputar presidência nas primárias do estado em 2024

A Suprema Corte do estado norte-americano do Colorado decidiu na terça-feira (19) que o ex-presidente Donald Trump está impedido de concorrer às primárias presidenciais republicanas no estado em 2024. A corte considerou que Trump violou a Constituição dos Estados Unidos ao incitar seus apoiadores a invadir o Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

A decisão foi tomada por uma maioria de 4 a 3, com os juízes conservadores sendo os votos decisivos. Os juízes entenderam que Trump cometeu uma insurreição contra o governo federal ao convocar seus apoiadores a marcharem para o Capitólio para impedir a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais.

A decisão é um revés para as pretensões de Trump de concorrer à presidência novamente em 2024. O ex-presidente já havia anunciado que pretende disputar o cargo, mas a decisão da Suprema Corte do Colorado pode dificultar seus planos.

A defesa de Trump já anunciou que vai recorrer da decisão à Suprema Corte dos Estados Unidos, que tem maioria conservadora. Se o recurso for aceito, a Suprema Corte federal terá a última palavra sobre o caso.

Recomendado para si:  Israel começa retirada de tropas de áreas urbanas de Gaza