O príncipe Harry vai receber uma indemnização equivalente a 160 mil euros por violação de privacidade cometida pelo grupo de media Mirror, do Reino Unido.
A Justiça britânica considerou, esta sexta-feira, que o Mirror publicou, pelo menos, 15 artigos sobre Harry com base em escutas telefónicas ilegais. O telefone do príncipe foi pirateado entre 2003 e 2009.
O juiz responsável pelo caso disse que esta foi uma prática comum do grupo de media durante anos.
Entretanto, o Mirror divulgou um comunicado com um pedido de desculpas.
Harry, que foi o primeiro membro do núcleo principal da família real britânica a testemunhar em tribunal, disse que esta vitória na Justiça representa um “grande dia para a verdade e para a responsabilização”.
O príncipe acusa o tabloide de “recolha ilegal de informações” durante 15 anos, adianta a agência Reuters. Estes métodos também terão sido usados pela imprensa com a mãe, a Princesa Diana.
A indemnização de 160 mil euros é simbólica, uma vez que o valor real do dano causado a Harry é incalculável. No entanto, a decisão do tribunal representa uma vitória importante para o príncipe e para a defesa da privacidade.