Pelo menos 10 pessoas morreram e dezenas de milhares foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, nos últimos dias. As chuvas, que começaram no sábado (17), provocaram inundações e deslizamentos de terra em várias partes do estado.
O período de cerca de 30 horas, entre sábado e segunda-feira, partes do estado do sul receberam quase 116 centímetros de chuva por metro quadrado, um recorde para esta época do ano.
As chuvas mais fortes atingiram os distritos de Tirunelveli e Tuticorin, onde a maioria das vítimas morreu. Em Tirunelveli, seis pessoas morreram devido ao colapso de muros, e em Tuticorin, quatro pessoas morreram eletrocutadas. Cerca de 400 mil pessoas em Tirunelveli e Tuticorin foram “seriamente afetadas”, segundo o chefe de governo da região, Muthuvel Karunanidhi Stalin.
As autoridades locais estão trabalhando para prestar assistência às vítimas das chuvas. A Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF) informou que as operações de resgate continuam em diversas áreas, incluindo a retirada de 650 passageiros de um comboio que ficou paralisado pelas inundações em Srivaikundam.
As fortes chuvas do fim de semana ocorreram apenas duas semanas depois do ciclone Michaung ter deixado pelo menos 14 mortos e danos significativos em Tamil Nadu, especialmente na cidade de Chennai. Esta situação já motivou críticas às falhas de infraestrutura e à falta de preparação por parte das autoridades.