Internacional Jovem condenado a seis anos de prisão por conspiração terrorista em Hong...

Jovem condenado a seis anos de prisão por conspiração terrorista em Hong Kong

Um tribunal de Hong Kong condenou na quinta-feira a seis anos de prisão um jovem de 19 anos, que se declarou culpado de uma conspiração frustrada para atacar com bombas edifícios judiciais.

Ho Yu-wang, na altura com 17 anos, foi o mentor de uma conspiração que pretendia fabricar explosivos e atingir edifícios de tribunais em 2021, de acordo com o Ministério Público (MP) da região administrativa especial chinesa.

A conspiração, que na altura envolvia sobretudo estudantes do ensino secundário, foi frustrada devido a uma investigação policial, não tendo sido fabricadas bombas nem havido vítimas, tinha já admitido o MP.

O tribunal considerou que Ho Yu-wang era o principal responsável pela conspiração e que a sua intenção era causar danos significativos. O jovem foi condenado por duas acusações de conspiração para cometer atos terroristas e uma acusação de posse de material explosivo.

A sentença foi recebida com satisfação pelo governo de Hong Kong, que a considerou uma “mensagem clara” de que a região não tolerará a violência.

O ataque planeado por Ho Yu-wang teria sido um dos mais graves atos de terrorismo em Hong Kong desde a transferência da soberania da cidade para a China, em 1997.

Recomendado para si:  Venezuelana María Corina Machado é a vencedora do Prémio Nobel da Paz