Uma explosão solar ocorrida entre os dias 8 e 9 de dezembro de 2023 causou problemas nas comunicações de rádio com aviões em todo o mundo. O fenômeno, considerado o maior do tipo desde 2017, liberou grande quantidade de energia de radiação e gerou blecautes de rádio de alta frequência.
A explosão foi registrada pela Agência Espacial Americana (Nasa) e pelo Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC). Segundo os cientistas, o evento foi causado por uma erupção solar, que é uma liberação repentina de energia do Sol.
Os blecautes de rádio causados pela explosão dificultaram a comunicação entre aviões e torres de controle. Em alguns casos, os pilotos tiveram que se comunicar por meio de sistemas de comunicação alternativos, como telefonia celular.
A Nasa afirma que a explosão foi um evento raro, mas que pode ocorrer novamente no futuro. A agência alerta que as explosões solares podem causar problemas para a infraestrutura de comunicação e navegação.
Tempestade solar de 2024
Além da explosão solar de dezembro de 2023, o mundo também se prepara para uma enorme tempestade solar que pode atingir o planeta em 2024. De acordo com o professor Peter Becker, da Universidade George Mason (Virgínia, EUA), essa tempestade pode causar um verdadeiro “apagão” da internet.
Becker afirma que a tempestade solar pode prejudicar a tecnologia mundial, incluindo a rede elétrica, sistema de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação. Os danos a esses sistemas podem não ser reparados por meses e a humanidade sofrerá um “apagão” da internet.
“A internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e, agora, está entrando numa época mais ativa”, disse Becker. Isso quer dizer que o ser humano ainda não conhece os impactos de uma tempestade solar em dispositivos tecnológicos mais recentes.
Segundo o cientista, esta é a primeira vez na história que houve uma convergência entre o aumento da atividade solar com a dependência da internet pelo ser humano.
















