Uma explosão em uma fábrica de processamento de níquel na Indonésia deixou ao menos 13 mortos e 38 feridos no sábado (23). O incidente ocorreu no parque industrial PT Indonesia Morowali, na ilha de Sulawesi.
Ainda não há informações oficiais sobre as causas da explosão, mas as suspeitas são de que ela tenha ocorrido durante os trabalhos de reparação de uma caldeira. Na ocasião, um líquido inflamável pegou fogo e provocou a detonação de tanques de oxigênio próximos. O incêndio só foi controlado no domingo.
A primeira explosão teria desencadeado outras diversas devido à quantidade de cilindros de oxigênio usados para soldar e cortar componentes do forno.
Entre as vítimas fatais, estão oito indonésios e cinco chineses. Os feridos foram levados para hospitais da região.
O governo indonésio abriu uma investigação para apurar as causas da explosão.
O parque industrial de Morowali é um importante local de produção de níquel e pertence à marca chinesa Tsingshan. O parque industrial garantiu em comunicado que dará prosseguimento às investigações e fornecerá apoio às famílias.
A tragédia é mais um exemplo da importância de seguir os protocolos de segurança em ambientes industriais. É preciso garantir que os trabalhadores estejam devidamente treinados e que os equipamentos estejam em boas condições de uso.