Internacional Diretor e professor detidos por obrigarem alunos a limpar fossa séptica na...

Diretor e professor detidos por obrigarem alunos a limpar fossa séptica na Índia

Um diretor e um professor de uma escola no sul da Índia foram detidos por obrigarem vários alunos a limpar manualmente uma fossa séptica.

As detenções ocorreram depois de terem sido divulgadas imagens que mostram estudantes entre 11 e 15 anos a limpar a fossa com as mãos, sem luvas ou qualquer equipamento de segurança.

A prática de limpeza manual de fossas sépticas, que é perigosa para a saúde, é proibida na Índia desde 1993. No entanto, ainda é comum no país, sendo frequentemente realizada por pessoas do escalão mais baixo da hierarquia de castas, os Dalits.

De acordo com dados da Comissão Nacional de Safai Karamcharis, órgão do governo indiano responsável pela saúde pública, 988 pessoas morreram entre 1993 e março de 2022 durante a limpeza de fossas sépticas. No entanto, a ONG Safai Karamchari Andolan, que defende os direitos dos trabalhadores do saneamento, eleva os números para 1.760 mortes no mesmo período.

Em novembro passado, quatro pessoas morreram por asfixia durante a limpeza de uma fossa séptica numa vila no oeste da Índia.

Recomendado para si:  Chuvas intensas provocam colapso parcial da A1 na região de Coimbra

Os dois professores detidos, Bharathamma e Muniyappa, estão a ser acusados de negligência e de colocar em perigo a vida de menores.

Destaques da semana