Internacional Tempestade Ciaran deixa 16 mortos e estragos em países da Europa

Tempestade Ciaran deixa 16 mortos e estragos em países da Europa

A tempestade Ciaran, que afeta a Europa, deixou pelo menos 16 mortos em países do continente —seis deles na Toscana, centro-norte da Itália, de acordo com o balanço de sexta-feira.

As autoridades locais afirmam que as chuvas atingiram níveis recordes, com ventos de 200 km/h, provocando muitos estragos em vários países, portos fechados e voos cancelados.

“O que aconteceu esta noite na Toscana tem um nome: mudança climática”, afirmou, em sua conta no X (ex-Twitter), Eugenio Giani, governador da região, que decretou estado de emergência.

Em Portugal, dois homens e uma mulher, cujas idades e nacionalidades não são conhecidas, morreram nesta sexta quando um veleiro de bandeira dinamarquesa afundou. A embarcação havia encalhado em uma praia do centro do país, em meio a ondas fortes. Os outros incidentes fatais foram provocados por árvores derrubadas por rajadas de vento: duas vítimas na Bélgica, duas na França, uma na Espanha, uma na Alemanha e outra na Holanda.

Contudo, na Espanha, a região mais afetada foi o noroeste do país, onde as autoridades pediram aos cidadãos que tomassem o máximo de cuidado.

Recomendado para si:  Israel começa retirada de tropas de áreas urbanas de Gaza