Sociedade Maputo: Município abandona o projecto de aterro sanitário em Matlemele

Maputo: Município abandona o projecto de aterro sanitário em Matlemele

O edil revelou que o Município abandonou o projecto de aterro sanitário conjunto em Matlemele, na Matola. Eneas Comiche diz que não estava a haver avanços em Matlemele, daí que a edilidade se vai concentrar só no aterro da KaTembe.

Muito se disse e se prometeu acerca do aterro sanitário de Matlemele, no Município da Matola. Até 2019, devia ter começado a primeira fase do funcionamento do aterro, mas até hoje nada avançou.

O presidente do Município de Maputo diz que, face aos impasses que o projecto regista, acabou por optar por um projecto próprio em KaTembe, que já tem apoio do Banco Mundial, no âmbito do financiamento de 100 milhões de dólares à autarquia da capital do país.

“Abandonámos já há muito tempo porque o aterro sanitário de Matlemele já foi do meu mandato, mas isso era na Matola; não conseguiram retirar as famílias. E em 2019, quando iniciei funções, procurei efectivamente encontrar formas de trabalhar conjuntamente e criar condições. E nós procurámos ter um espaço e encontrámos esse espaço em KaTembe”, avançou Eneas Comiche, edil de Maputo.

Recomendado para si:  Mulotana: Mais de 60 mil habitantes terão água canalizada até Dezembro

Comiche diz que o encerramento da lixeira de Hulene pode acontecer ao longo do próximo ano ou pouco depois.

“O encerramento vai acontecer em 2024, pensamos que, daqui em um ano e meio ou dois, vamos encerrar o aterro.”