Sociedade Nampula: Reabilitação do Porto de Nacala na fase conclusiva

Nampula: Reabilitação do Porto de Nacala na fase conclusiva

As obras em curso no porto de Nacala, na província de Nampula, estão já na sua fase conclusiva, projectando-se o seu término para o próximo mês de Maio.

O porto natural de Nacala, situa-se na baía do Bengo, província de Nampula, nas águas mais profundas da costa oriental de África, com ligações ferroviárias para o interior de Moçambique e para o exterior.

Falando sábado, em Matibane, no distrito de Mossuril, em Nampula, à margem do XXVI Conselho de Directores da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), o Presidente do seu Conselho de Administração, Agostinho Langa, assegurou que o porto de Nacala será o mais moderno de Moçambique, uma vez que a reabilitação e expansão em curso irá eliminar alguns dos problemas que provocam constrangimentos como o do acesso, pois só tinha uma única via de entrada e saída, aliada a dificuldade de flexibilidade no manuseamento de carga.

“Com a reabilitação não só vai aumentar a capacidade que passará de 100 mil contentores por ano, para cerca de 250 mil, como também espera-se que a produtividade no manuseamento de contentores passe dos actuais seis para cerca de 24, por hora. Com a introdução dos pórticos haverá essa facilidade de manuseamento de contentores com muita rapidez”, explicou, segundo a AIM.

Recomendado para si:  Ministério da Educação abre 1,6 milhão de vagas para matrículas do ano lectivo 2026