Internacional Nigéria: Oposição pede anulação das presidenciais

Nigéria: Oposição pede anulação das presidenciais

Os dois principais partidos da oposição nigeriana pediram a anulação das eleições presidenciais realizadas no sábado no país e a organização de uma “nova votação”, denunciando a “manipulação dos resultados”.

Os resultados, ainda parciais, proclamados oficialmente pela Comissão Nacional Eleitoral dão uma ligeira vantagem ao candidato do Congresso de Todos os Progressivos (APC) Bola Ahmed Tinubu, dizendo respeito a apenas 14 dos 36 estados e sem contar o território da capital federal, Abuja.

“A eleição está irremediavelmente comprometida e perdemos totalmente a confiança em todo o processo”, declararam os representantes do Partido Democrático Popular (PDP) e do Partido Trabalhista (LP, na sigla em inglês) numa conferência de imprensa conjunta, exigindo que “esta eleição simulada seja imediatamente cancelada”.

“Apelamos também à realização de uma nova eleição”, frisou Julius Abure, presidente do LP.

Denunciando a “manipulação em massa”, acreditam que os resultados já conhecidos “não refletem os desejos e aspirações dos nigerianos” expressos nas urnas.

Apelam também a “um voto de desconfiança” contra o presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Mahmood Yakubu, e apelam ao Presidente cessante, Muhammadu Buhari, “para que cumpra a promessa feita aos nigerianos de deixar como legado eleições livres, justas, transparentes e credíveis”.

Recomendado para si:  Nove moçambicanos recuperam após inalação de gás tóxico em Portugal

“Presidente Buhari, este é o momento para o grande teste da sua integridade. Use a sua posição para salvar os nigerianos dessa má gestão eleitoral”, pediram.

Destaques da semana