Internacional Etiópia e rebeldes acordam retirada de tropas da Eritreia

Etiópia e rebeldes acordam retirada de tropas da Eritreia

O Governo da Etiópia e os rebeldes da região norte do Tigray acordaram esta quinta-feira, em Nairobi, a retirada do país das tropas eritreias, aliadas do executivo central, inspecionada pela União Africana (UA).

“O acordo assinado pelas duas partes estabelece a retirada de todas as forças estrangeiras. Portanto, e sem mencionar nomes, todas essas forças estrangeiras deixarão a região de Tigray”, disse o ex-presidente queniano Uhuru Kenyatta, que participou nas conversas como mediador.

Durante mais de dois dias, representantes de Tigraye do Governo central etíope reuniram-se na capital queniana para chegar a este último acordo.

A UA deu os parabéns a ambas as partes num comunicado emitido após o pacto, “pelas medidas positivas de construção de confiança” e encorajou-as “a continuar os seus esforços para restaurar a paz, segurança e estabilidade na Etiópia”.

Fontes diplomáticas disseram à agência EFE que a organização pan-africana já montou uma equipa para monitorizar e verificar o cumprimento do acordo, formada por especialistas militares do Quénia, África do Sul e Nigéria.

Recomendado para si:  Venezuelana María Corina Machado é a vencedora do Prémio Nobel da Paz