O Sudão registou o primeiro caso de infecção humana do vírus Monkeypox, revelou, no domingo, o Ministério da Saúde do país. O caso foi detectado no estado de Darfur, num estudante de 16 anos.
“Havia 38 casos suspeitos no país, mas todos eles estavam negativos, excepto em Darfur”, disse Montaser Mohamed Osman, director do Departamento de Doenças Infecciosas do Ministério da Saúde.
Mais de 18 mil casos de Monkeypox foram detectados em todo o mundo desde o início de Maio passado, fora das áreas endémicas de África. A doença foi relatada em 78 países até agora e 70% dos casos estão concentrados na Europa e 25% nas Américas, segundo a OMS.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) revelou que, até à passada quinta-feira, Espanha era o país com mais casos de Monkeypox na Europa. Segue-se a Alemanha, França e os Países Baixos. Portugal surge no 5º lugar.
Em Portugal, foram confirmados mais 45 casos do vírus na última semana, aumentando para 633 o número total de casos, revelou a Direcção-Geral da Saúde. Do total de casos confirmados até 27 de Julho, 536 já foram reportados no SINAVEmed. A maioria dos infectados (43%) tem entre 30 e 39 anos e são do sexo masculino (99,6%). Registam-se ainda dois casos reportados no sexo feminino.

















