Internacional Mali: Governo liquida dívidas pendentes após golpe de Estado

Mali: Governo liquida dívidas pendentes após golpe de Estado

O Mali anunciou sexta-feira que tinha “liquidado todas as dívidas pendentes” causadas por sanções impostas pelos Estados da África Ocidental, na sequência de dois golpes de Estado no país.

O país da África Ocidental não conseguiu “regularizar o seu serviço da dívida” durante os seis meses das sanções, entre Janeiro e Julho, afirmou o Ministério da Economia e Finanças através de um comunicado.

O Estado “tomou todas as medidas necessárias para liquidar as prestações não pagas” após o levantamento das sanções pela Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em 3 de Julho, de acordo com a declaração, que detalha “a liquidação pelo Tesouro”.

O ministério cita “uma dívida externa de cerca de 85,1 mil milhões de francos” (mais de 130 milhões de euros) e a dívida de mercado emitida por sindicação (através de uma operação montada com vários intervenientes financeiros) num montante de 66 mil milhões de francos cfa” (101 milhões de euros).

Além disso, uma emissão de obrigações organizada em 9 de Agosto “permitiu a liquidação do saldo remanescente não pago da dívida de mercado emitida por leilão, ou seja, 215 mil milhões francos” (330 milhões de euros), além do pagamento de outros vencimentos aos investidores.

Recomendado para si:  Ministério Público Militar pede expulsão de Jair Bolsonaro das Forças Armadas

“O Estado do Mali tem a honra de informar os operadores económicos e os parceiros técnicos e financeiros de que toda a dívida pendente do Mali foi saldada”, afirma a declaração do Ministério citada pela Lusa.

Destaques da semana