Internacional Cabo Verde: Polícia faz detenções e apreende armas

Cabo Verde: Polícia faz detenções e apreende armas

A Polícia Nacional (PN) de Cabo Verde fez várias detenções e apreendeu armas brancas e de fogo e não só como também drogas, na cidade da Praia, numa Operação Especial de Prevenção Criminal (OEPC), realizada segunda-feira, a sétima só este ano.

Em comunicado de imprensa, aquela força policial informou que a operação foi realizada na zona Sul da cidade da Praia, abrangendo as zonas do Brasil e Achada Riba, em Achada de Santo António, com cerca de 100 efectivos envolvidos.

Segundo a fonte, a operação teve por finalidade “prevenir ou reduzir o risco de cometimentos de crimes com utilização de armas, mas também o controlo, detenção, localização e apreensão de armas”.

“Principalmente as de fogo que estejam em situações de posse ilegal e que podem estar associadas a outros delitos, como sejam assaltos, agressões e brigas de grupos”, precisou a PN.

Durante a diligência, foram realizadas buscas em 13 casas, mediante mandados de buscas, tendo sido apreendidos uma arma de fogo de fabrico artesanal, denominada de ‘boca bedju’, seis invólucros de AKM de diferentes calibres e uma munição nove milímetros.

Foram ainda apreendidos 4,1 gramas de cannabis, 0,9 gramas de cocaína, duas facas; dois machins, um taco de basebol, dois gorros; 14 telemóveis, dois computadores portáteis; uma coluna de som, uma calculadora científica.

Recomendado para si:  Filho de Kadhafi é assassinado em ataque armado na Líbia

De acordo com a PN, mais de 60 pessoas foram abordadas e revistadas, 18 foram conduzidas para a DCIC para efeito de identificação e averiguações, sendo 30 indivíduos detidos para serem apresentados ao Ministério Público, com as acusações de crimes de posse ilegal de armas de fogo e de estupefacientes, e uma detenção fora de flagrante por cumprimento de mandado.

Foram ainda abordadas 42 viaturas, das quais três apreendidas por ilegalidades nas documentações e aplicadas coimas, no valor total de 40 mil escudos.

Encabeçada pela Direcção Central de Investigação Criminal da PN (DCIC), a operação contou com o apoio do Comando Regional de Santiago Sul e Maio, do Centro Comando da Praia, da Polícia Marítima, da Guarda Fiscal e do Corpo de Intervenção.

Esta foi a sétima Operação Especial de Prevenção Criminal (OEPC) que a Polícia cabo-verdiana realiza na Praia só este ano, tendo nas outras seis realizado 95 apreensões de armas brancas e de fogo, feito 29 detenções – 14 pessoas ficaram em prisão preventiva.

Na quinta-feira, a Polícia informou que apreendeu mais de cinco mil armas no último ano.

Destaques da semana