Internacional Nigéria vai construir gasoduto que levará gás para Europa

Nigéria vai construir gasoduto que levará gás para Europa

O Governo da Nigéria anunciou a construção de um gasoduto para alimentar a Europa e a África Ocidental com gás natural.

Este megaprojeto, que prevê a construção de um gasoduto de quase 7.000 quilómetros de comprimento ao longo da costa ocidental africana, incluindo a Guiné-Bissau, foi lançado em dezembro de 2016 pelo Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, e o rei de Marrocos, Mohammed VI.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, as reservas africanas de gás são vistas na Europa como uma alternativa ao gás russo.

O ministro do Petróleo nigeriano, Timipre Silva, anunciou na quarta-feira, 01, que o Governo federal deu “o seu acordo para que a companhia petrolífera nigeriana [NNPC] conclua um acordo com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental [CEDEAO] para a construção” do gasoduto.

O ministro precisou que o projeto ainda está “num estádio de conceção técnica inicial”, que deverá determinar, entre outros, o seu custo. “É nesse momento que falaremos de financiamento”, disse.

O projeto prevê a extensão do gasoduto existente desde 2010 entre a Nigéria, o Benim, o Togo e o Gana, devendo agora alargar-se à Costa do Marfim, Libéria, Serra Leoa, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Gâmbia, Senegal, Mauritânia, Marrocos e Espanha.

Recomendado para si:  Sean ‘Diddy’ Combs pede perdão presidencial a Donald Trump após condenação

O encaminhamento do gás nigeriano até ao Norte de África envolve muitos interesses e também a Argélia lançou discussões, em 2002, para um projeto semelhante através do Sahel.