28 C
Matola
Quarta-feira, Fevereiro 11, 2026
Internacional 12 mortos em novo ataque no nordeste da RDCongo

12 mortos em novo ataque no nordeste da RDCongo

Pelo menos 12 pessoas morreram na segunda-feira num ataque de rebeldes no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo), segundo o Barómetro de Segurança do Kivu, que atribui a autoria à Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (Codeco).

O ataque ocorreu apenas 48 horas após a Codeco se ter comprometido a cessar as hostilidades em todo o território e a participar nas conversações de paz lançadas pelo Governo congolês em Nairobi no passado mês de abril.

Os atacantes invadiram na segunda-feira à noite uma aldeia piscatória nas margens do Lago Albert – que faz fronteira com o vizinho Uganda – em território de Djugu, que faz parte da província de Ituri.

De acordo com fontes próximas do grupo rebelde, citadas pelos meios de comunicação locais, a Codeco nega o envolvimento no ataque.

Após quatro dias de diálogo, foi alcançado um acordo no sábado passado entre o grupo e os representantes da missão das Nações Unidas no país (Monusco) e as autoridades de Ituri.

“Decidiram cessar imediatamente todas as hostilidades em todo o país e declararam o seu compromisso de participar no processo de paz de Nairobi”, disse Jean Baptiste Openji, coordenador da organização “Allez-y les FARDC” (“Vamos lá, FARDC”), que apoia as ações das Forças Armadas da RDCongo, à agência espanhola Efe.

Recomendado para si:  Homem que tentou assassinar Trump é condenado à prisão perpétua

A Codeco é um grupo rebelde pouco conhecido que nasceu em 2018 com o objetivo de lutar contra os abusos do exército congolês, embora tenha matado numerosos civis e multiplicado os seus ataques no último ano em Ituri.

Segundo o gabinete do alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a Codeco matou mais de 400 pessoas em 2021 e tornou-se a segunda milícia mais mortífera da região.

Destaques da semana