O Secretário-Geral da ONU, António Guterres “apela às autoridades congolesas para que investiguem estes incidentes e levem os responsáveis à justiça”, pode ler-se num comunicado das Nações Unidas.
O secretário-geral insta ainda as autoridades a garantirem “acesso imediato, livre e desimpedido” da missão da ONU no terreno (Monusco) às áreas onde ocorreram os ataques “para facilitar os esforços de proteção dos civis”, acrescenta-se na nota.
O ex-primeiro-ministro português exprime “as suas mais profundas condolências às famílias das vítimas” e deseja melhoras rápidas aos feridos, segundo o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, citado no comunicado.
Sublinhando o apoio da ONU à RDCongo, Guterres pede a todos os grupos armados que ponham fim aos seus “ataques cruéis” a civis e insta-os a “participarem incondicionalmente no processo político no país, depondo as armas através do programa de Desarmamento, Desmobilização, Recuperação da Comunidade e Estabilização”.
O comunicado da ONU faz referência ao ataque perpetrado no domingo pelo grupo rebelde Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (Codeco) numa mina próxima da cidade de Mambilidei, na província de Ituri, que fez pelo menos 55 mortos, segundo fonte da sociedade civil citada pela Efe.
Segundo o comunicado da ONU, mais civis foram deslocados e dados como desaparecidos quando os atacantes incendiaram a aldeia de Malika, onde também terão violado seis mulheres.
Por sua vez a agência Efe noticiou que outras 15 pessoas foram mortas na noite de segunda-feira num novo ataque imputado à Codeco num campo de deslocados no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo).
O ataque teve lugar no povoado de Lodda, também na província de Ituri, por volta das 21:00 locais de segunda-feira, informou Jules Tsuba, líder da sociedade civil do território de Djugu, em declarações divulgadas nos meios de comunicação locais.
Desde meados de novembro de 2021, têm ocorrido vários ataques mortais a campos de deslocados na província de Ituri, repetidamente condenados pela ONU.

















