Internacional Africa Ex-líder da IURD é acusado entre outros crimes de associação criminosa

Ex-líder da IURD é acusado entre outros crimes de associação criminosa

O ex-líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) de Angola, negou em tribunal a obrigatoriedade da vasectomia, salientando não ter registo do facto por parte de algum pastor no seu mandato.

Honorilton Gonçalves é acusado, com mais quatro coarguidos, dos crimes de associação criminosa, branqueamento de capitais, burla por defraudação e violência doméstica.

A segunda sessão de julgamento de bispos e pastores da IURD Angola, na sexta-feira (19.11), ficou marcada pela leitura da acusação pelo Ministério Público e pelo início da audição do arguido Honorilton Gonçalves, que terminou na instância do tribunal, prosseguindo em 25 de novembro.

Na leitura da acusação, a procuradora Ludmila da Purificação disse que os arguidos “fazem parte de uma organização criminosa de cariz internacional, que se dedica fundamentalmente à arrecadação fraudulenta dos dinheiros dos fiéis da igreja em sua benesse e retirada clandestina para a República federativa do Brasil e não só”.

De acordo com a acusação, os arguidos ordenavam aos pastores de todo o país que influenciassem os fiéis a contribuírem e doarem o máximo de valores monetários e bens, transmitindo a ideia de que Jesus Cristo apenas olha para os que contribuem para a igreja.