O Comandante-Geral da PRM anuncia a reativação dos Conselhos Comunitários de Segurança para o combate à criminalidade em Cabo Delgado.
Os Conselhos Comunitários de Segurança são células compostas por membros eleitos pelas comunidades, que servem de vigias contra quaisquer ações que contribuam para a alteração da ordem e segurança públicas.
O comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) fez o anúncio no sábado (27.11), numa altura em que milícias formadas por ex-combatentes estão a se mobilizar, principalmente no distrito de Mueda, para combater os insurgentes. Bernardino Rafael, entretanto, não comentou o assunto.
O dirigente da polícia fez saber que o policiamento comunitário que recebe agora um novo impulso em Cabo Delgado não é algo novo e que sempre respondeu à necessidade de garantia da segurança às populações.
A revitalização dessas unidades comunitárias surge num contexto em que a polícia olha a população como elemento essencial para deter a movimentação de grupos criminosos que aterrorizam a província moçambicana de Cabo Delgado.