O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirige hoje, 19 de Outubro, em Mbuzini, África do Sul, a cerimónia central alusiva ao 35º aniversário do acidente de aviação que vitimou o primeiro presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel e mais trinta e três membros da sua delegação.
O evento, que se realiza sob o lema 35 Anos da Tragédia de Mbuzini, Preservando o Legado de Samora Machel, marca a passagem de mais um aniversário da morte do Primeiro Presidente de Moçambique independente, ocorrido quando regressava de Mbala, na Zâmbia, em mais uma missão diplomática pela paz na região Austral do continente.
O evento contará igualmente com a presença do África do Sul, Cyril Ramaphosa, membros dos governos de Moçambique e da África do Sul, familiares das vitimas e sobreviventes da tragédia de Mbuzini, com destaque para a família Machel.
De referir no contexto da efeméride, foram realizadas de 14 a 18 de Outubro corrente, varias acções, com destaque para depoimentos sobre a vida e obra do Presidente Samora Machel, palestras, transmissão de documentários e exposição fotográfica.
Nesta deslocação, o Presidente Nyusi faz-se acompanhar pelas ministras dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Ndlovu, da Cultura e Turismo, Edelvina Materrula, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.