Internacional Conflito entre traficantes terminou com 67 feridos e quase 70 detidos na...

Conflito entre traficantes terminou com 67 feridos e quase 70 detidos na Bolívia

Um conflito de quase duas semanas entre produtores de coca da Bolívia pelo controle de um mercado de comercialização da planta, deixou 38 civis e 29 policiais feridos e quase 70 detidos, segundo balanço da Defensoria Pública (DP).

O conflito ocorreu em torno do controle do mercado da Associação dos Produtores de Coca (Adepcoca), na região de Villa Fátima, ao norte da cidade de La Paz, ponto de partida para os vales subandinos de Yungas, onde desde os tempos pré-incaicos se colhe a planta.

A DP informou que o conflito deixou “38 civis feridos, 29 policiais feridos, 59 pessoas detidas e 10 pessoas presas”. Os detidos foram liberados e apenas os presos permanecem em cadeias policiais, aguardando julgamento por violência nas ruas.

O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos havia dito durante os incidentes que “o uso excessivo e desproporcional da força mina a confiança nas instituições e constitui uma violação dos direitos que deve ser investigada e punida para que não se repita”. Acrescentou ainda que “as vítimas têm direito a reparações”.

A violência nas ruas terminou na última segunda-feira, quando um grupo de ‘cocaleros’ opositor ao governo assumiu o controle de Adepcoca e expulsou os governistas.