Internacional Africa Centenas de pessoas invadiram o Parlamento em protesto sobre a indemnização oferecida...

Centenas de pessoas invadiram o Parlamento em protesto sobre a indemnização oferecida pela Alemanha na Namíbia

Centenas de pessoas invadiram o Parlamento, em Windhoek, antes da votação sobre a indemnização oferecida pela Alemanha aos Herero e Nama. Para os manifestantes, a oferta “apenas aguça a dor” das vítimas do genocídio.

Cerca de 300 manifestantes invadiram o Parlamento da Namíbia na terça-feira (21.09), quando a Assembleia Nacional se preparava para votar sobre uma oferta de indemnização de mil milhões de dólares da Alemanha para reparar o genocídio de Hereros e Namas (1904-1908).

As autoridades namibianas anunciaram a 28 de maio que a Alemanha tinha concordado em financiar projetos com aquele montante por um período de mais de 30 anos, para compensar o massacre na sua então colónia, há mais de um século.

A Alemanha pediu perdão naquela mesma data pelo seu papel na matança das etnias Herero e Nama e descreveu oficialmente o massacre como genocídio pela primeira vez.

Os manifestantes liderados pela oposição e líderes tradicionais das comunidades afetadas marcharam na capital Windhoek antes de escalarem uma cerca para entrar no edifício do Parlamento.

Recomendado para si:  Massacre no oeste da Nigéria deixa pelo menos 162 vítimas mortais

Para os manifestantes, a soma oferecida pela Alemanha é demasiado pequena. E também argumentaram não terem participado nas negociações com Berlim.

Destaques da semana