Segundo OTAN, número oficial de mortos nos arredores do aeroporto de Cabul subiu para 20. Estados Unidos reforçam voos de evacuação.
Em declaração publicada no domingo (22.08), o Ministério da Defesa do Reino Unido informou que sete civis afegãos morreram esmagados em tumultos do lado de fora do aeroporto de Cabul, no sábado (21.08), quando o pânico tomou conta da multidão que tenta embarcar em aviões de evacuação.
Os talibãs teriam desencadeado o pânico ao dispararem para o ar para dispersar a multidão.
Um funcionário da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) disse à Reuters que pelo menos 20 pessoas morreram nos arredores do aeroporto de Cabul desde que a cidade foi tomada pelos talibãs há uma semana.
Também este domingo, o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, disse à emissora norte-americana CNN que as mortes são um “sinal dos custos humanos do que está a acontecer no Afeganistão neste momento”.
Várias crianças desapareceram em meio ao caos no aeroporto da capital afegã, relata a agência noticiosa alemã DPA.
Um representante dos talibãs declarou à agência Reuters que o grupo busca “total clareza sobre o plano de saída das forças estrangeiras”, acrescentando que “gerir o caos fora do aeroporto de Cabul é uma tarefa complexa”.

















