Presume-se que tentativa de roubo de combustível terá provocado o derrame de combustível em Pemba, que levou a população a retirar o líquido do mar para uso particular, disseram as autoridades no domingo (01.08).
Hélder Chambisse, o presidente do Conselho de Administração da Petromoc, disse que ainda não há informações suficientes sobre a origem do combustível encontrado na baía de Pemba, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, e que levou populares locais a aglomerarem-se para obter o produto, arriscando suas vidas.
“Este derrame não tem nada a ver com a Petromoc, se fosse da responsabilidade da empresa, as autoridades locais já nos teriam comunicado”, disse Chambisse.
O membro da empresa disse que o combustível derramado não deriva das infraestruturas da Petromoc, mas que a mesma está disposta a “colaborar com as autoridades”.
Após o derrame, apesar do risco iminente de incêndio que poderia causar uma tragédia no sábado (31.07), crianças, adultos, homens e mulheres aglomeraram-se na praia da zona baixa, próximo ao porto de Pemba, para recolher o combustível derramado em circunstâncias ainda desconhecidas.