Internacional Irmã de líder da Coreia do Norte criticou Seul por exercícios militares...

Irmã de líder da Coreia do Norte criticou Seul por exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e Estados Unidos

Kim Yo Jong, a influente irmã do líder norte-coreano, Kim Jong Un, criticou nesta terça-feira (10) a atitude “pérfida” de Seul por causa dos exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e Estados Unidos, alertando que os dois países estão se expondo a fortes ameaças de segurança.

Kim Yo Jong, uma das assessoras mais próximas do irmão, denunciou os “perigosos” exercícios militares conduzidos conjuntamente por Seul e Washington neste mês, que Pyongyang considera um ensaio para uma invasão do Norte.

“Aproveito esta oportunidade para manifestar meu profundo pesar sobre o trato pérfido das autoridades sul-coreanas”, declarou em declaração publicada pela agência de imprensa oficial norte-coreana KCNA.

Os exércitos sul-coreano e americano iniciaram nesta terça-feira treinamentos preliminares prévios a seus exercícios anuais de verão, que devem acontecer na semana que vem.

Com essas manobras militares, Seul e Washington “certamente enfrentarão maiores ameaças à segurança”, alertou a irmão do líder norte-coreano, antes de acrescentar que o Norte fortalecerá suas capacidades de defesa e de bombardeios preventivos.

Recomendado para si:  Israel começa retirada de tropas de áreas urbanas de Gaza

As declarações de Kim Yo Jong surgem apesar do inesperado apaziguamento na península coreana após uma série de cartas pessoais trocadas entre seu irmão e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

As duas partes restabeleceram a comunicação interrompida há mais de um ano no mês passado, na tentativa das autoridades de trabalharem para melhorar suas relações.