Internacional Irmã de líder da Coreia do Norte criticou Seul por exercícios militares...

Irmã de líder da Coreia do Norte criticou Seul por exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e Estados Unidos


Kim Yo Jong, a influente irmã do líder norte-coreano, Kim Jong Un, criticou nesta terça-feira (10) a atitude “pérfida” de Seul por causa dos exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e Estados Unidos, alertando que os dois países estão se expondo a fortes ameaças de segurança.

Kim Yo Jong, uma das assessoras mais próximas do irmão, denunciou os “perigosos” exercícios militares conduzidos conjuntamente por Seul e Washington neste mês, que Pyongyang considera um ensaio para uma invasão do Norte.

“Aproveito esta oportunidade para manifestar meu profundo pesar sobre o trato pérfido das autoridades sul-coreanas”, declarou em declaração publicada pela agência de imprensa oficial norte-coreana KCNA.

Os exércitos sul-coreano e americano iniciaram nesta terça-feira treinamentos preliminares prévios a seus exercícios anuais de verão, que devem acontecer na semana que vem.

Com essas manobras militares, Seul e Washington “certamente enfrentarão maiores ameaças à segurança”, alertou a irmão do líder norte-coreano, antes de acrescentar que o Norte fortalecerá suas capacidades de defesa e de bombardeios preventivos.

Recomendado para si:  Greve dos pilotos da EasyJet na França é suspensa após retomada de negociações

As declarações de Kim Yo Jong surgem apesar do inesperado apaziguamento na península coreana após uma série de cartas pessoais trocadas entre seu irmão e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

As duas partes restabeleceram a comunicação interrompida há mais de um ano no mês passado, na tentativa das autoridades de trabalharem para melhorar suas relações.

Destaques da semana