O antigo Presidente moçambicano Armando Guebuza e o atual ministro das Finanças, Adriano Maleiane, estão entre os 69 declarantes que vão depor no julgamento das dívidas ocultas, de acordo com a lista do tribunal.
A lista, consta do “programa do julgamento” do processo principal das dívidas ocultas, traçado pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo. No cronograma, Armando Guebuza irá depor como declarante no dia 6 de outubro, num processo que tem origem em factos praticados quando era chefe de Estado.
A comparência do antigo Presidente da República em tribunal depende de uma autorização do Conselho de Estado, uma vez que Armando Guebuza é membro deste órgão.
Outro declarante de peso arrolado pelo tribunal é o atual ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, que já ocupava o cargo quando as dívidas ocultas foram reveladas.
A lista de declarantes inclui igualmente o antigo governador do Banco de Moçambique Ernesto Gove e os antigos ministros do Interior Alberto Mondlane e das Pescas Vítor Bernardo.
Também está na lista, como declarante, Isaltina Lucas, antiga diretora Nacional de Tesouro e antiga vice-ministra da Economia e Finanças.