Homens armados raptaram pelo menos 60 pessoas e mataram uma pessoa no noroeste da Nigéria, disseram um oficial da polícia e vários residentes.
A Nigéria está a lutar contra um aumento de assaltos à mão armada e raptos por resgate, principalmente em zonas do noroeste, onde as forças de segurança muitas vezes não conseguem parar a raptos.
O último sequestro teve lugar no estado de Zamfara, durante a noite de sexta-feira (16.07), quando homens armados dispararam e mataram um chefe de aldeia, disse um oficial da polícia e membro do conselho da zona.
Os homens armados, que são conhecidos localmente como “bandidos” e têm cada vez mais em mira as escolas, também dispararam um foguete que atingiu a casa do líder do distrito, disse um residente, pedindo para não ser identificado.
“Os bandidos armados vieram em mais de 70 motos e cada moto foi [transportando] três pessoas com armas, destruindo propriedades e raptando pessoas”, relatou por telefone Junaidu Badarawa, uma das cinco pessoas que foram raptadas, mas mais tarde libertadas.