Sociedade Crescimento populacional em Moçambique é acompanhada por desemprego

Crescimento populacional em Moçambique é acompanhada por desemprego

Neste 11 de julho, Dia Mundial da População, olhamos para Moçambique. Desemprego e falta de infraestruturas são dois dos principais problemas, principalmente na província de Nampula, a mais populosa do país.

Cresce o número da população, mas também aumenta a pobreza em Moçambique, principalmente na província de Nampula, a mais populosa do país. Atualmente, o país conta com perto de 30 milhões de habitantes, seis dos quais estão em Nampula.

Em 1980, a título de exemplo, no primeiro recenseamento da população realizado no país, Nampula tinha cerca de dois milhões de habitantes. Em 2017, ano do último censo populacional, a província contava já com mais de seis milhões de habitantes – registando-se um crescimento de 3.2 por cento em dez anos.

Esta informação consta de um estudo realizado, em 2019, pela Universidade Rovuma, que teve como base a realização de inquéritos a mais de três mil famílias, em nove dos 23 distritos da província.

O docente da Universidade Rovuma, Vanito Frey, que participou no estudo e o apresentou, recentemente, em Nampula, defende que o crescimento populacional, em Moçambique, principalmente na província de Nampula, deve ser acompanhado pelo acesso aos serviços básicos de qualidade e oportunidades de emprego para a juventude que constitui a maioria da população nacional.

Recomendado para si:  Detidos por suspeita de homicídio em Chimoio