Internacional Africa Moçambique será apoiada em 10 milhões de euros para operacionalizar força

Moçambique será apoiada em 10 milhões de euros para operacionalizar força

O chefe da diplomacia angolana anunciou o orçamento de 10 milhões de euros para o destacamento da força em estado de alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em apoio a Moçambique.

Téte António, que participou numa reunião virtual extraordinária do Conselho de Ministros da SADC, disse no final do encontro que a reunião foi realizada no âmbito do cumprimento de uma decisão da cimeira de Maputo.

Segundo o ministro das Relações Exteriores de Angola, o Conselho de Ministros, composto pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, “foi incumbido de trabalhar no orçamento da força que deve ser operacionalizada para apoiar a República irmã de Moçambique”.

“Isto é o que foi analisado hoje, o orçamento é de 12 milhões de dólares no seu total, está subdividido em rubricas, fontes de financiamento”, explicou o ministro.

O governante angolano sublinhou que as fontes de financiamento desta força estão compostas por um fundo de contingência e contribuições dos Estados-membros que participam dos efetivos, que também deverão contribuir entre si com sete milhões de dólares (5,8 milhões de euros).

Recomendado para si:  Líderes mundiais aplaudem acordo de paz entre Israel e Hamas

O ministro disse que ficou também determinado que, tendo em conta a situação que muitos países da região vivem, poderá ser feito recurso ao fundo de reserva da organização, “para permitir que não haja atrasos no cumprimento desta missão”.