Internacional Oposição do Maláui pede demissão de Presidente

Oposição do Maláui pede demissão de Presidente

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

O antigo partido no poder no Maláui, o Partido Democrático Progressista (DPP), exigiu ao Presidente do país, Lazarus Chakwera, que se demita na sequência da dissolução da comissão eleitoral malauiana.

Chakwera demitiu esta semana os comissários eleitorais do Maláui, depois de estes terem sido declarados incompetentes pelo Tribunal Constitucional.

Após as eleições presidenciais de maio de 2019, cujos resultados foram anulados e que levou a novas eleições em junho do ano passado, o tribunal criticou a comissão eleitoral do Maláui pela sua gestão calamitosa do escrutínio.

Chakwera acabou por ser declarado vencedor na segunda volta das eleições, à frente do líder do DPP, Peter Mutharika.

Agora, o DPP acredita que Chakwera não é Presidente de forma legítima, considerando que “as eleições que o colocaram no poder foram presididas por um órgão inconstitucional”, noticia a agência France-Presse (AFP).

Numa declaração, o partido disse que a decisão de dissolver a comissão eleitoral invalida as decisões deste organismo – incluindo a declaração da vitória de Chakwera.

O partido “apela aos tribunais, quando assim entendam, a anular a eleição de Lazarus Chakwera e do seu vice-presidente, Saulos Chilima”.

Citado pela AFP, o professor de direito da Universidade da Cidade do Cabo, Danwood Chirwa, disse haver poucas hipóteses de que a dissolução da comissão eleitoral culmine com a saída do chefe de Estado malauiano.

Os novos membros da comissão eleitoral do Maláui ainda não foram nomeados.