Início Sociedade Morreu Hortêncio Langa

Morreu Hortêncio Langa

Morreu, ontem (12), aos 70 anos de idade o artista Hortêncio Langa, vítima de doença.

De nome completo Hortêncio Ernesto Langa, o artista moçambicano nasceu a 23 de Março de 1951, em Manjacaze, província de Gaza.

Hortêncio Langa foi um artista multifacetado que escreveu o seu nome na arena cultural moçambicana como músico, pintor e escritor, mas é como compositor e intérprete musical que se fez mais famoso, através da criação de temas que o colocaram como um dos mais talentosos da música moçambicana.

Além de ser músico formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane é também era Docente de História da Música na mesma Instituição, tendo já sido professor de trabalhos manuais e de desenho em Escolas Secundárias.

A carreira musical de Hortêncio Langa teve início em 1963, quando, em Manjacaze, começou a tocar gaita, guitarra de lata e a cantar. Iniciou-se na guitarra com José Mucavel, seu amigo de infância e com 12 anos, em Chibuto, criou o seu primeiro trio com Wazimbo e Miguel Matsinhe, também seus amigos de infância, os Rebeldes do Ritmo.

Depois de participar em duas bandas, enquanto cumpria o serviço militar em Nampula, e na banda afro-rock Monomotapa, com Arão Litsuri, conheceu o seu baptismo internacional, em 1979, quando se deslocou a Cuba, Jamaica e Guiana, pouco depois da visita de Samora Machel àqueles países.

Com a integração de João Cabaço, o duo passou a trio. Nesse ano, o trio participou do Festival de Neubrandenburg, na então República Democrática Alemã. Da participação resultou um álbum de grande valor histórico e cultural para o país.

Actualmente mantém o artista mantinha uma carreira a solo, com participação em concertos do TP50 do qual é fundador.

FONTEO País
Artigo anteriorRoménia: Avaria nos ventiladores em hospital causa três mortes
Próximo artigoGuillermo Lasso é eleito presidente do Equador