Internacional Jogo de damas quase gerou confronto diplomático entre Polónia e Rússia

Jogo de damas quase gerou confronto diplomático entre Polónia e Rússia

Um membro da organização da final do campeonato do mundo retirou a bandeira da Rússia durante o jogo. Russos não gostaram do gesto.

Um jogo de damas não parece ser o tipo de competição capaz de gerar um incidente diplomático entre dois países. Mas isso esteve perto de acontecer quando, esta quarta-feira, durante um dos jogos da final do campeonato do mundo que opõe a polaca Natalia Sadowska à jogadora russa Tamara Tansykkuzhina, um dos elementos da organização retirou a bandeira da Rússia, como revela o The Guardian.

A situação gerou mal estar nas hostes russas e podia ter gerado um incidente diplomático com a Polónia.

Damian Rezka, presidente da Federação de Damas da Polónia, pediu desculpa pelo ato, mas explicou que a organização não teve alternativa, pois tinha de cumprir as regras que estão em vigor no desporto internacional e que impedem os russos de competirem em provas de desporto sob a bandeira do país.

Tansykkuzhina acabou por perder esse jogo. Para o Kremlin, a derrota esteve indelevelmente ligada ao momento em que foi retirada a bandeira da Rússia. Dmitry Peskov, o porta-voz do Kremlin, argumentou que Tansykkuzhina perdeu “principalmente por causa daquele incidente”. Já o presidente do comité olímpico russo considerou que a remoção da bandeira foi um “erro grosseiro”.

Recomendado para si:  Passageiros infectados com hantavírus em cruzeiro serão resgatados em breve

A pessoa no centro da polémica, Jacek Pawlicki, o elemento da organização da prova que retira a bandeira da Rússia, referiu à Reuters que “estavam sob pressão e que tinham medo”, acrescentando que teria sido boa ideia “desligar as câmaras” para que o incidente não fosse transmitido na televisão.

“Há esta posição num jogo de tabuleiro chamada zugzwang – que significa que não há uma boa jogada para fazer. Foi isso que aconteceu ontem, um zugzwang”, realçou.

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) confirmou à Reuters que pediu à organização que fizesse algo relativamente à bandeira, mas afirmou que “não pediu nem pretendia” que a bandeira fosse retirada em pleno jogo.

Convém referir que a jogadora polaca, Natalia Sadowska, retirou a bandeira da Polónia num gesto de solidariedade com a sua adversária.

Foi a AMA que proibiu os atletas russos de competirem sob a bandeira do seu país em provas internacionais até dezembro de 2022. A decisão foi tomada após a agência ter descoberto que a Rússia não cumpriu com as suas regras relativamente às análises de laboratório para detetar o uso de doping.

Destaques da semana