Sociedade SERNAP contraria Governo e garante que há infecções por COVID-19 nas cadeias...

SERNAP contraria Governo e garante que há infecções por COVID-19 nas cadeias desde Agosto

O vice-ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Filimão Suaze, faltou a verdade ao afirmar que não havia infecções por Coronavírus, até princípio de Fevereiro corrente, em alguns estabelecimentos penitenciários. Na sexta-feira (19), quem lida com os reclusos, no dia-a-dia, veio a público contrariar a versão do governante, afirmando que só no ano passado houve 29 casos positivos, nove dos quais em cidadãos privados de liberdade.

“Até ao momento, não temos registo de casos de contaminação”, afirmou Filimão Suaze, no dia 4 de Fevereiro, após um evento que marcava a celebração do Dia Internacional da Fraternidade Humana.

Entretanto, Cremilde Anli, directora Nacional do Serviço de Cuidados Sanitários no Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), garante que há infecções por COVID-19 desde Agosto do ano passado.

Segundo a responsável, das 29 das pessoas infectadas no ano transacto, “não houve registo de óbito”.

“Entretanto, de Janeiro a esta parte, registámos 70 casos da doença em estabelecimentos penitenciários de todo o país, dos quais 10 reclusos. Ainda neste período, tivemos 23 óbitos, dos quais um por COVID-19”, detalhou Cremilde Anli.

Recomendado para si:  Alunos deslocados em Cabo Delgado isentos de propinas no novo ano lectivo

Destaques da semana