UM laboratório de Saúde Pública de referência, para a zona centro do país, vai entrar em funcionamento em Tete, a partir do próximo ano, anunciou sábado, o ministro da Saúde, Armindo Daniel Tiago.
Tiago falava no decurso das actividades de monitoria da expansão dos Serviços de Diagnósticos Laboratoriais do SARS-CoV-2, naquela parcela do país.
A nova infra-estrutura projectada pelo Ministério da Saúde (MISAU) vai duplicar a actual capacidade de testagem de 300 amostras e tornará a província de Tete, num importante pólo para a descentralização do diagnóstico laboratorial do novo coronavírus, na região.
O dirigente informou ainda que paralelamente à expansão da testagem laboratorial utilizando a técnica de PCR (Reacção de Cadeia de Polimerase) em tempo real, o MISAU está igualmente empenhado na introdução de testes rápidos de antígeno, recentemente aprovado em Moçambique.
“Com a introdução dos testes rápidos nas primeiras semanas do ano 2021, pretendemos expandir o acesso ao diagnóstico laboratorial até aos locais mais remotos do nosso país, assim como reduzir o tempo de resposta para obtenção dos resultados da testagem”- explicou Armindo Tiago.
O titular da pasta da Saúde após a uma curta visita do Laboratório de Biologia Molecular no Hospital Provincial de Tete, afirmou que o diagnóstico da infecção pelo Novo Coronavírus é fundamental para a detecção e confirmação precoce de casos de Covid-19, permitindo guiar as acções de assistência aos indivíduos infectados e de controlo de focos de transmissão.