Sociedade Gueta Chapo apela ao regresso de enfermeiros e técnicos formados no exterior

Gueta Chapo apela ao regresso de enfermeiros e técnicos formados no exterior

A Primeira-Dama, Gueta Chapo, dirigiu-se a um grupo de enfermeiros e técnicos de laboratório e de radiologia que beneficiam de bolsas de estudo no Reino Unido e na Índia, ressaltando a importância da dedicação à formação. 

Ao despedir-se dos 12 beneficiários, que fazem parte de uma iniciativa conjunta do Gabinete da esposa do Presidente da República, da Fundação Merck e do Ministério da Saúde, enfatizou a necessidade do regresso destes profissionais ao país, a fim de contribuir para o fortalecimento dos serviços de saúde nas unidades sanitárias moçambicanas.

A iniciativa visa o desenvolvimento de capacidades técnicas e científicas dos quadros nacionais, tendo como objectivo primordial a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Durante o seu discurso, Gueta Chapo recordou que foram mobilizadas 100 bolsas de estudo, abrangendo candidatos de diferentes regiões de Moçambique, para assegurar uma ampla cobertura e impacto nas comunidades.

A Primeira-Dama destacou que a atribuição destas bolsas é uma resposta estratégica à escassez de especialistas no sector da saúde, um dos principais desafios enfrentados pelo país. Agradeceu à Fundação Merck pelo apoio contínuo a Moçambique nas áreas de saúde e educação, sublinhando a importância da colaboração com os parceiros internacionais.

Recomendado para si:  Tempestade tropical se aproxima de Moçambique e impacta navegação

A selecção dos beneficiários foi realizada em várias localidades, visando garantir uma repartição equitativa e a consecução de melhores cuidados de saúde para todos os cidadãos moçambicanos.

Destaques da semana