O relatório da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva-2019 recomenda que os dados de exportação de minérios e hidrocarbonetos sejam desagregados por todas as empresas que operam no país e estejam disponíveis nas páginas oficiais do Estado.
A recomendação consta do Relatório Independente da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva-2019, lançado esta quarta-feira, em Maputo.
O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, disse que as validações dadas pelo secretariado internacional conferem a Moçambique o estatuto de país cumpridor com progressos significativos.
Max Tonela disse que o défice de informação no sector da indústria extractiva ainda constitui um desafio que o governo quer ver ultrapassado.
De acordo com o nono Relatório da ITIE, o Estado moçambicano arrecadou, em 2019, cerca de duzentos e cinquenta e nove milhões de meticais em receitas fiscais.
A Alta Comissária do Reino Unido em Moçambique, NneNne Iwuji-Eme, elogia a massificação do debate público sobre a gestão do sector extractivo.
Alta Comissária do Reino Unido em Moçambique, NneNne Iwuji-Eme, no lançamento do relatório independente da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva.