Economia Nacala Logistics disponibiliza 600 vagões para transporte de carga para o Malawi

Nacala Logistics disponibiliza 600 vagões para transporte de carga para o Malawi

A Empresa Nacala Logistics, concessionária da infra-estrutura ferroviária do Corredor de Nacala, vai disponibilizar 600 vagões e locomotivas para viabilizar o transporte de carga de fertilizantes que o Malawi pretende importar nos próximos tempos.

O anúncio da disponibilidade destes meios foi feito pelo presidente do Conselho de Administração da Nacala Logistics, Welington Soares, no final da visita que os ministros dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, e das Obras Públicas do Malawi, Mohammed Sidik Mia, efectuaram há dias ao Porto de Nacala-a-Velha.

O Malawi importa produtos alimentares de primeira necessidade, fertilizantes, combustíveis, material de construção, entre outros, através dos portos de Nacala e Beira, este último no centro do país,e exporta, através das duas infra-estruturas,produtos agrícolas como cereaise tabaco.

Janfar Abdulai afirmou que o Malawi vai importar perto de 80 mil toneladas de fertilizantes usando oPorto de Nacala,e a preocupação deste país prende- se com a capacidade e segurança dos antigos vagões de comboios em fazer chegar os seus produtosao destino.

O Governo malawiano quer aumentar a taxa de 67 por cento do uso do Corredor de Nacala, uma situação que constitui desafio para os gestores do porto local, sendo que já decorrem trabalhos para melhorar a produtividade e eficiência das operações.

Recomendado para si:  Primeira-Ministra apela a estratégias do IACM para tarifas aéreas justas em Moçambique

Por seu turno, Mohammed Sidik Mia disseter ficadoimpressionado com a abertura de Moçambique para a solução das preocupações do seu país.

A visita surgiu no contexto das decisões do encontro em Songo, província de Tete, a 6 de Outubro, entre os Presidentes Filipe Nyusie o seu homólogo malawiano, Lazarus Maccarty Chakwera.