Economia EDM quer antecipar electrificação distrital para impulsionar industrialização em Moçambique

EDM quer antecipar electrificação distrital para impulsionar industrialização em Moçambique

A Electricidade de Moçambique (EDM), empresa pública responsável pelo fornecimento de energia no país, anunciou a sua intenção de implementar um plano integrado que visa assegurar a electrificação dos centros de produção nos distritos. 

O objectivo é garantir que as infra-estruturas necessárias estejam prontas antes da instalação de indústrias.

Em entrevista à AIM, Luís Amado, director de Transporte da EDM, destacou a importância de um plano que permita ao Estado antecipar-se à chegada das indústrias, de modo a evitar a dependência da oferta de energia após a instalação. “Temos de garantir que, quando as empresas chegarem, a infra-estrutura eléctrica esteja já em funcionamento”, sublinhou.

Amado reconheceu que, até agora, a EDM não tem conseguido antecipar-se, levando a empresa a enfrentar a situação de ter de correr atrás das necessidades energéticas da indústria. “Actualmente, as indústrias instalam-se primeiro e só depois a energia é levada. Isso deve ser invertido”, frisou.

O responsável acrescentou que, embora haja progressos na electrificação distrital, é crucial fortalecer a rede para acompanhar o aumento da demanda industrial. A EDM também salientou a importância de oferecer preços competitivos de energia, o que é fundamental para uma industrialização eficaz no país.

Recomendado para si:  Epsilon e Yango firmam parceria para acelerar mobilidade eléctrica em Moçambique

“A EDML deve ser competitiva. Precisamos de fontes de energia a preços acessíveis para que a indústria possa prosperar. Isso está directamente relacionado com a eficiência das centrais de produção e a infra-estrutura até ao cliente”, afirmou.

Luís Amado defendeu ainda a diversificação da matriz energética, considerando os diversos recursos disponíveis em Moçambique como forma de mitigar riscos e garantir um fornecimento estável de energia. “Precisamos de mais centrais a funcionar, aproveitando o potencial do país e criando infra-estruturas em várias regiões”, destacou.

Com a execução de megaprojectos de exploração de recursos naturais e um potencial crescimento na produção industrial, a EDM está ciente de que terá um papel crucial na industrialização de Moçambique. “O país necessitará de muita energia. A viabilidade de projectos de grande escala depende de uma rede eléctrica fiável, diversificada e competitiva”, concluiu o director de Transporte da EDM.