Internacional Hospitais europeus em risco de colapso devido à COVID-19

Hospitais europeus em risco de colapso devido à COVID-19

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o “sério risco” de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve por causa da COVID-19, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência.

“A não ser que baixemos rapidamente o número de casos de infecção, corremos o risco de os hospitais atingirem o seu limite”, diz em entrevista à agência Lusa o director do departamento de Vigilância do ECDC, Bruno Ciancio, citado pelo Notícias ao Minuto.

Numa altura em que se assiste um aumento exponencial de novas infecções e também de internamentos na europa, o especialista recorda que, “com o inverno, haverá novos vírus, como é o caso da Influenza [gripe sazonal]”, reforçando que existe um sério risco de os hospitais ficarem saturados”

“E agora é a altura de aumentar a capacidade de resposta”, apela.

Para Bruno Ciancio, “o desafio” dos países europeus é agora o de “ter capacidade suficiente nos hospitais e de assegurar tratamento e apoio necessário para os que necessitam”, escreve o Notícias ao Minuto.

Questionado sobre quando se poderá chegar ao ponto de colapso, Bruno Ciancio explica que “não há dados suficientes para dizer qual é a capacidade total nos Estados-membros”, dado que “após a primeira vaga os países aumentaram-na”.

Ainda assim, insiste que essa possibilidade existe, como aliás se verificou nos primeiros meses da pandemia de COVID-19, entre Março e Maio.