Internacional Armazém contendo alimentos para afectadas pelo COVID-19 saqueado

Armazém contendo alimentos para afectadas pelo COVID-19 saqueado

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Os saques estão se tornando uma visão comum na Nigéria, à medida que o país sofre as consequências econômicas da pandemia do coronavírus.

Na segunda-feira (26), um armazém contendo alimentos destinados às famílias pobres afetadas pelo COVID-19 foi esvaziado em Abuja, relatou um jornalista da AFP.

Moradores da capital federal saquearam um depósito do Cacovid, fundo privado de luta contra a Covid-19 que financia um banco de alimentos.

A pé ou de moto, centenas de moradores cruzaram a cidade carregados de caixas de alimentos.

A Nigéria, primeira potência econômica do continente africano graças ao seu petróleo, é também o país do mundo com o maior número de pessoas vivendo abaixo da linha de extrema pobreza.

“Estamos com fome, você deve entender”, disse um dos saqueadores à AFP em uma voz desesperada. “Há bastante comida neste país, mas seu povo está sofrendo. O governo está brincando connosco, deixando essa comida em depósitos”.

Toda a ajuda alimentar não foi distribuída porque “optamos por manter reservas estratégicas em antecipação a uma segunda onda de coronavírus”, disseram vários governadores nigerianos em um comunicado à imprensa.

A Nigéria, primeira potência econômica do continente africano graças ao seu petróleo, é também o país do mundo com o maior número de pessoas vivendo abaixo da linha de extrema pobreza.

Nos últimos dias, moradores de várias cidades do país invadiram e saquearam hangares em Lagos, a capital econômica, em Jos (Centro), Port Harcourt (Sudoeste) ou Abuja.

O saque ocorreu após várias semanas de violência na Nigéria, onde manifestações de jovens contra a violência policial e o poder central degeneraram e foram reprimidas com violência.

Pelo menos 56 pessoas morreram desde meados de outubro nos protestos, segundo a ONG Anistia Internacional.