Nacional Moçambique. EUA disponibilizam 35 milhões para vítimas do conflito

Moçambique. EUA disponibilizam 35 milhões para vítimas do conflito

Os Estados Unidos da América vão canalizar 42 milhões de dólares (35 milhões de euros) para assistência humanitária às vítimas do conflito armado e projetos de resiliência na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, foi hoje anunciado.

Uma nota da embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) avança que o valor será igualmente destinado aos setores de saúde, formação técnico-profissional e combate aos casamentos prematuros na província de Cabo Delgado.

O Governo norte-americano, prossegue o comunicado, felicita o executivo moçambicano pela criação da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN), entidade estatal fundada para a promoção do desenvolvimento das três províncias da região norte de Moçambique.

A província de Cabo Delgado é alvo de ataques por grupos armados desde outubro de 2017, que já causaram a morte de, pelo menos, 1.059 pessoas em quase três anos, além da destruição de várias infraestruturas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a violência armada levou à fuga de 250.000 pessoas de distritos afetados pela insegurança, mais a norte da província.

Recomendado para si:  Sismo de 7,4 na ilha de Mindanau gera desabamentos e alerta de tsunami

ONU e várias entidades internacionais já classificaram os ataques como uma ameaça ‘jihadista‘.

Algumas das ações foram reivindicadas pelo grupo extremista islâmico Estado Islâmico.