As Forças de Defesa do Povo de Uganda (UPDF) enviaram um total de 600 soldados de paz para a Somália para substituir um número igual de combatentes que foram chamados do campo de batalha após servir por um ano.
O Comandante das Forças Terrestres da UPDF, Tenente-General Peter Elwelu, sinalizou na sexta-feira a sétima Unidade da Guarda das Nações Unidas (UNGU VII) para a Somália comandada pelo Tenente.Col.Franis Odikiro em uma função realizada no Centro de Treinamento e Operações de Apoio à Paz (PSO- TC) em Singo, distrito de Nakaseke.
Elwelu exortou o grupo a imitar os grupos anteriores que fizeram um trabalho louvável na Somália e deixaram Uganda orgulhoso.
Ele os incentivou a manter os padrões por meio de serviço abnegado, cumprindo suas tarefas de acordo com os padrões exigidos e sendo disciplinados.
“Você deverá servir acima de si mesmo, fazer um trabalho excelente e seguir atentamente os Procedimentos Operacionais Permanentes, bem como observar todos os comportamentos padrão da ONU que incluem, mas não estão limitados a dizer não à Exploração e Abuso Sexual (SEA) em seu ambiente de trabalho , ”Lt.Gen. Elwelu disse às tropas.
Ele advertiu os oficiais contra o mau comportamento que faria com que a força de Uganda fosse adicionada à lista de missões da ONU com um histórico ruim de violações dos direitos humanos.
“Casos de exploração e abuso sexual e outras formas de violação de ideais foram relatados em muitas missões da ONU em todo o mundo. No entanto, os registros das cinco primeiras implantações da UNGU em Uganda na Somália são bons. Manter essa imagem ou até mesmo fazer trabalhos melhores para polir ainda mais a imagem de Uganda nas missões da ONU ”.
Lt.Gen.Elwelu advertiu, “Uganda tem o privilégio de ser selecionado pela ONU para contribuir com uma Unidade de Guarda. Não houve muitas unidades de guarda na história da ONU. Seria, portanto, muito desanimador para os ugandeses ouvir que seus representantes no VII UNGU estão envolvidos em violações ”.
O Comandante do Centro de Treinamento e Operações de Apoio à Paz, Brig.Bony Wolimbwa, disse que o UNGU VII será implantado em fases com base nas diretrizes da ONU e da Organização Mundial da Saúde sobre prevenção e controle de COVID-19.
A bandeira-off cerimônia foi assistida por oficiais da equipe princípio de PSO-TC e Comandantes da 30 th e 31 st agrupamentos tácticos que também estão em PSO-TC em modo de espera para a implantação para a Somália, mas ainda são afectados pela suspensão atual de rotação para tropas destacadas pela União Africana após a pandemia COVID-19.
Sobre UNGU
A Unidade de Guarda das Nações Unidas (UNGU) é um grupo de tropas sob a AMISOM encarregado de proteger o pessoal e as instalações da ONU em Mogadíscio, a fim de ajudar o pessoal da Missão de Assistência da ONU na Somália (UNSOM), o Escritório de Apoio da ONU na Somália (UNSOS) e outras partes do sistema das Nações Unidas para realizar seu trabalho na capital do país do Chifre da África.

















