Internacional Primeiro-ministro da Mauritânia substituído em meio a investigação de suposta corrupção

Primeiro-ministro da Mauritânia substituído em meio a investigação de suposta corrupção

O presidente da Mauritânia , Mohamed Ould Cheikh El Ghazouani , substituiu seu primeiro-ministro após a renúncia de Ismail Ould Bedda Ould Cheikh Sidiya.

A medida ocorre depois que promotores receberam um relatório importante investigando as atividades do ex-chefe de Estado Mohamed Ould Abdel Aziz.

Mohamed Ould Bilal, um ex-conselheiro político e ministro na era anterior a Abdel Aziz, substitui Sidiya. Ele foi encarregado de formar um novo governo após a renúncia de toda a administração de Sidiya.

Antes de sua nomeação como primeiro-ministro em Agosto de 2019, Sidiya serviu entre 2009 e 2014 como ministro da habitação e emprego sob Aziz.

Os promotores na capital, Nouakchott, anunciaram na quarta-feira que receberam um relatório de uma comissão de nove membros, encarregada de investigar aspectos da presidência de Aziz em 2008-19.

Os assuntos discutidos no relatório parlamentar incluem o manuseio das receitas do petróleo, as vendas de propriedades estatais em Nouakchott, as atividades da empresa de pesca chinesa Pully Hong Dong e a liquidação de uma empresa estatal que fornecia produtos alimentícios.

Recomendado para si:  Líderes mundiais aplaudem acordo de paz entre Israel e Hamas

Aziz, um ex-general do Exército, ignorou uma convocação do comité no mês passado para explicar as questões em jogo, de acordo com uma autoridade parlamentar.

Os parlamentares mauritanos adoptaram uma lei no final de julho estabelecendo um Tribunal Superior de Justiça para julgar o chefe de estado e ministros em casos de “alta traição”. O tribunal deve ser instalado nos próximos meses.

O presidente Ghazouani sucedeu Aziz em Agosto do ano passado. Ele já havia servido sob ele como Chefe de Gabinete e Ministro da Defesa.

Aziz chegou ao poder pela primeira vez em um golpe militar em 2008, depondo o então presidente Sidi Ould Cheikh Abdallahi. Aziz venceu as eleições em 2009 e 2014.